No início de abril, o Ministério da Saúde deu início à tradicional campanha de vacinação contra a gripe (Influenza), que ocorrerá em paralelo à imunização contra a Covid-19. Diferentemente do ano passado, em que o órgão federal recomendava intervalo mínimo de 14 dias entre os imunizantes, neste ano pode-se tomar as duas vacinas simultaneamente.
A Prefeitura de Curitiba iniciou a vacinação do primeiro grupo prioritário, composto por idosos com mais de 60 anos e profissionais de saúde, já oferecendo a vacina contra a gripe e a quarta da dose do imunizante contra a Covid no mesmo dia.
“Esse intervalo caiu para maiores de 12 anos. A única ressalva é para quem teve Covid ou sintomas de Covid, que deve aguardar pelo menos 30 dias para receber as vacinas. Já para crianças entre 5 a 11 anos, permanece o intervalo de 15 dias”, explica o clínico geral Gustavo Nunes de Aguiar.
A primeira etapa da campanha ocorreu entre os dias 4 e 30 de abril. Já o segundo grupo prioritário – composto por crianças de 6 meses a 5 anos; gestantes e puérperas; pessoas com deficiência; professores; forças de segurança, dentre outros – começou a ser imunizado em 2 de maio e terá até 3 de junho para receber a vacina.