APO retorna atendimento presencial

Após mais de cinco meses com o atendimento presencial suspenso em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a diretoria da Associação Paranaense dos Ostomizados definiu o retorno do atendimentos de enfermagem em sua sede a partir de 1º de setembro.

Atendimento de enfermagem para ostomizados estava suspenso desde 19 de março

A decisão, que ocorreu em reunião realizada no dia 26 de agosto com integrantes da diretoria, enfermeiros voluntários e representantes de empresas fabricantes de produtos para ostomia que atuam como parceiras da associação, teve como fundamento a ampla necessidade de atendimento por parte dos pacientes ostomizados. “Nesse período de cinco meses e meio em que estivemos fechados, um grande número de pacientes e familiares nos procurou por e-mail, Facebook e até mesmo pelos telefones dos voluntários da APO e buscamos resolver todas essas demandas, porém não foi o suficiente. Por isso há a necessidade de retornar esse atendimento o quanto antes”, explica a presidente da associação, Luiza Helena Ferreira Silveira.

O avanço da capital paranaense à bandeira amarela e a melhora nos números relacionados ao Covid-19 no mês de agosto contribuíram para a decisão. Entretanto, haverá uma série de medidas de segurança para proteger voluntários e pacientes: poderão ser atendidos somente cinco paciente por dia; pacientes que precisem de acompanhante poderão estar acompanhados de apenas uma pessoa; a entrada de crianças é permitida somente se estas forem ostomizadas; e será proibida a entrada de pessoas que não estiverem usando máscara.

O atendimento acontecerá de segunda a quinta-feira, entre 14h e 17h – temporariamente não haverá expediente nas sextas-feiras. Todos os eventos sociais da associação, incluindo as reuniões mensais, estão cancelados até o final deste ano.