Avaliação individualizada para reduzir o risco de vazamentos

Durante o período de isolamento social, todas as avaliações são feitas a distância, de forma segura

Por: Kellen Cristina de Souza (Enfermeira estomaterapeuta / especialista de marketing clínico da Coloplast)

A principal preocupação das pessoas com estomia, de acordo com o estudo Ostomy Life Study (2014), está ligada ao vazamento de efluentes, isto é, de fezes ou urina. Para se ter uma ideia do quanto essa situação gera preocupação, 91% das pessoas com estomia que participaram da pesquisa afirmaram ter grande preocupação com vazamento, e 76% informaram que já vivenciaram algum episódio desse tipo nos seis meses anteriores ao estudo.

Quando a pessoa sofre com preocupação constante a respeito de possíveis vazamentos ou passa por ocorrências como essa, há um impacto direto na qualidade de vida. Essas pessoas podem deixar de fazer muitas atividades que gostam no dia a dia, como praticar esportes e ter uma vida sexual normal, justamente pelo receio de vazar efluentes.

O fator exposição não é o único que pode despertar essa preocupação, já que o vazamento está diretamente ligado a problemas de pele. Quando ocorrem vazamentos, os efluentes entram em contato com a pele e geram irritação – 77% dos problemas de pele das pessoas com estomia estão relacionadas ao contato das fezes e urina com a pele. Outro ponto de atenção é que, quando há problemas de pele, haverá também dificuldades para fixação da base adesiva, e a pessoa não consegue sair desse ciclo.

Esse vazamento pode ter origem em um ajuste errado da base adesiva ou a partir de uma rotina inadequada de troca dessa base. Erros no ajuste do equipamento acontecem pela falta de avaliação individualizada do usuário. Quando o profissional de saúde consegue avaliar o paciente é possível entender quais são suas necessidades e entregar as soluções ideais para redução dos vazamentos. A avaliação individualizada tem como objetivo reduzir o risco de vazamento e, consequentemente, de outros problemas derivados, como você viu acima.

Nessa avaliação o primeiro passo é compreender o perfil corporal periestomal do usuário. Esse perfil pode ser regular, irregular ou abaulado. Cada perfil corporal apresenta desafios diferentes. Além de identificar o perfil, é preciso também observar se a região é flácida ou firme, se tem pregas cutâneas superficiais ou profundas, se esse estoma é protruso, retraído ou plano, entre outros aspectos.

A avaliação vai levar à indicação/prescrição dos equipamentos e adjuvantes mais adequados. É a partir da análise das características do perfil corporal que se pode definir se a pessoa precisa usar uma base plana ou convexa, ou se vai precisar de um anel moldável, por exemplo. Em outras palavras, a partir da avaliação é possível customizar e personalizar as soluções a serem entregues à pessoa com estomia com foco na melhora da sua qualidade de vida.

Através programa Coloplast Ativa, você pode fazer sua avaliação personalizada e receber suporte e orientação de forma fácil e rápida. Vale lembrar que a Coloplast conta com todas as ferramentas para proporcionar que a avaliação seja feita a distância e de forma segura durante o período de isolamento social.

Para conversar com nossa equipe entre em contato pelo telefone 0800 285 8687 (de seg. a sex., das 8h às 20h), ou pelo e-mail ativa@coloplast.com, e para saber mais sobre o programa, acesse coloplastativa.com.br