Expectativa de um ano muito melhor do que o anterior

Neste mês de janeiro a Associação Paranaense dos Ostomizados completa 32 anos de atividade. Em toda essa história nunca passamos por situações tão atípicas como as que ocorreram em 2020: cinco meses de portas fechadas sem poder atender nossos pacientes, sem reuniões mensais, sem os costumeiros eventos de confraternização e, pela primeira vez, sem realizar as atividades tradicionais relacionadas ao Dia Nacional do Ostomizados, no centro de Curitiba.

No entanto, mesmo com as dificuldades, acreditamos que neste ano as coisas serão melhores para os ostomizados atendidos. Com funcionamento da nossa sede entre segunda e quinta-feira, das 14h às 17h, por ora apenas os eventos, como é o caso das reuniões mensais, permanecem sem acontecer. Nosso principal objetivo para 2021 é manter os atendimentos com todos os protocolos de saúde relacionados à pandemia. Ao final do ano também teremos as eleições que definirão novos integrantes da diretoria da associação, e é importante que mais pessoas estejam preparadas para assumir essa nobre e recompensadora missão.

Cabe aqui um destaque: como já relatado em edições anteriores do Jornal APO, passamos por carência de novos voluntários, pois várias pessoas que ajudavam a associação precisaram se afastar por integrarem grupos de risco. Nosso quadro de voluntários está no limite e precisamos de mais pessoas. A atividade com maior carência é a de recepção – o voluntário recebe o paciente, elabora o cadastro, passa as primeiras orientações e o encaminha para o atendimento de enfermagem. Se você pode colaborar em uma tarde por semana ou conhece alguém que possa contribuir, entre em contato conosco com urgência.

Em 2021 só deixaremos de atender caso haja um agravamento expressivo da pandemia, porém nosso atendimento permanece limitado pela falta de pessoal. Participe da forma que puder, seja dedicando um tempo da sua semana, recomendando possíveis voluntários ou trazendo novas ideias. A APO é um corpo que depende de várias pessoas, e você pode exercer um papel determinante para que tenhamos um ano muito melhor do que o anterior!