Por: Glória Marcondes – Enfermeira estomaterapeuta e assessora técnica da Casex
O último mês do ano marca duas campanhas importantes na área da saúde: a primeira delas é o Dezembro Vermelho, um alerta para o vírus HIV. Dados de 2017 indicam que 882 mil brasileiros viviam com o vírus da AIDS, e cerca de 40 mil novos casos são registrados por ano. Já a segunda, o Dezembro Laranja, visa a conscientização sobre o câncer de pele, uma medida de prevenção ao câncer mais comum no país.
Precisamos nos proteger dessas duas patologias que, se diagnosticadas precocemente, podem apresentar cursos bastante diferentes, com prognósticos mais positivos.
Por outro lado, o mês de dezembro costuma ser intenso, cheio de atividades para finalizar agendas e ciclos, como também de loucuras de compras de presentes e de alimentos diferentes para as festas. É uma época bastante corrida, com todos os lugares lotados. Em 2020, apesar da pandemia, não esteve muito diferente. Vimos pela TV como as principais ruas de comércio estavam lotadas de gente e de trânsito, assim como os supermercados e shoppings.
No meio de tantas demandas, temos que tomar cuidado para não descuidar do essencial também neste início de ano. E pensando em estomia, é fundamental manter os cuidados. Lembre-se de ingerir líquidos (de preferência água) na quantidade recomendada para seu peso. São necessários 35 ml de água por quilo de peso corporal. Dessa maneira, é necessário multiplicar seu peso em kg por 35 para obter o resultado em ml (por exemplo: 70 kg x 35 = 2.450 ml). Lembre também de cuidar da higiene da pele e dos coletores. Os equipamentos coletores podem ser trocados a cada três dias. Isso varia para bolsas fechadas, pois haverá troca de uma a duas vezes por dia. A utilização de adjuvantes, protetores, removedores, cintos, filtros de carvão, etc. são de dispensação individualizada, pois cada caso é um caso e há determinados acessórios indicados.
Vale lembrar também que nas épocas de fim e início de ano é comum que ocorram faltas de equipamentos, e que as empresas entrem em recesso até janeiro, então a prevenção quanto à falta de material é um cuidado que todos devem ter. Fazer um pequeno estoque ou, principalmente, estar conectado a outras pessoas com estomia através das redes sociais é muito positivo e pode ser a salvação em situações de emergência. Eu valorizo muito as associações de estomizados, pois é uma benção fazer parte de um grupo de pessoas que passam por situações similares e entendem como ninguém a problemática.
Outra observação importante ainda para este início de ano: cuidado triplicado para viagens ou encontros de família, por conta da pandemia.
Desejamos um 2021 muito promissor, com as vacinas nos trazendo para o novo normal!