A invisibilidade do câncer colorretal

No dia 27 de março, celebra-se o Dia Nacional de Combate ao Câncer Colorretal  (Foto: Freepik)

Mesmo que pouco divulgado, o câncer colorretal é o segundo tipo de câncer que mais atinge a população brasileira e o terceiro mais comum no mundo. A doença, quando diagnosticada precocemente, tem grandes de chances de cura. Atualmente, o câncer de cólon, como também é conhecido, é uma das principais causas das cirurgias de estomia.

O tema precisa ser mais discutido e popularizado, de maneira a conscientizar a sociedade e alertar sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces do câncer colorretal.

Uma forma de se prevenir é por meio do exame de colonoscopia, que deve ser feito a cada dez anos, a partir dos 50 anos de idade. Esse espaço de tempo será seguido caso o paciente não apresente características que exijam uma atenção extra. Em todas as situações, as pessoas precisam estar em dia com a saúde.

Uma rotina saudável pode evitar o desenvolvimento da doença. Realizar atividades físicas, manter um nível adequado de vitamina D e manter de três a cinco refeições por dia baseadas em fibras, frutas, legumes, verduras, grãos e carnes brancas são alguns dos cuidados que podem evitar casos de câncer colorretal. Com uma dieta balanceada, atividades físicas e visitas preventivas ao médico, aumentam as chances de prevenção e/ou diagnóstico precoces da doença. Uma vez diagnosticado em um estágio inicial, esse tipo de câncer tem 80% de chances de cura!

Vale ressaltar que a partir de 2010, quando o Instituto Nacional do Câncer (INCA) começou a participar do movimento “Outubro Rosa”, o número de mamografias aumentou em 37%. Com informação, prevenção e tratamento, podemos colaborar para a mudança da realidade do câncer de cólon também!

Já está mais do que na hora de aproveitarmos datas importantes como o dia 27 de março, Dia Nacional de Combate ao Câncer Colorretal, ou o “Setembro Verde”, campanha que tem como proposta conscientizar a sociedade e alertar sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces do câncer colorretal, além de fomentar de todas as formas possíveis a prevenção e o diagnóstico do câncer colorretal, contribuindo para diminuir ainda mais os óbitos causados por essa doença.