A felicidade está aqui e agora

Quem não quer ser feliz todos os dias? Atingir a felicidade tem sido um desafio diário. Ninguém está realmente preparado para uma situação adversa. Até porque, situações adversas são sempre inesperadas. Não diferente é a vida de quem precisa passar por uma cirurgia de estoma, um procedimento que implicará novos hábitos.

No entanto, o segredo para manter o bem-estar nessa nova rotina é mais simples do que se imagina. Um estudo realizado em 2016 nos Estados Unidos com indivíduos com transtorno de ansiedade revelou que aqueles que conseguiram visualizar uma imagem de um resultado positivo para cada preocupação que tiveram relataram maior felicidade, tranquilidade e diminuição da ansiedade. Essa prática ficou conhecida como psicologia positiva. A proposta é que a gente construa um modelo mental mais positivo, com autorresponsabilização sobre a nossa vida, com objetivos e metas. Esse tipo de mudança pode ajudar nos momentos mais difíceis.

Teorias ligadas à psicologia positiva afirmam que a felicidade é baseada em fatores como a genética, as circunstâncias de vida e as atividades emocionais. A última diz respeito a ações práticas que nós desenvolvemos para aumentar a nossa própria felicidade. Para que um processo de mudança ocorra, é preciso prestar atenção nas escolhas que são feitas diariamente, sair do piloto automático e focar no que fazemos a todo o momento. A felicidade está aqui e agora, na forma que escolhemos para interpretar o mundo e não lá na frente.

Especialistas já afirmaram que trabalhar o fortalecimento da autoestima da pessoa com estomia contribui para minimizar atitudes extremas como, por exemplo, o isolamento social. O foco para garantir o bem-estar em todos os momentos da nova rotina é promover a felicidade, reformular o estilo de vida, explorar as qualidades humanas e as reações pró-sociais, como a empatia, a gratidão e o amor.

Ter sempre objetivos claros na vida, mesmo que eles sejam pequenos, fazendo todo o esforço possível para conseguir alcançá-los, é fundamental para a conquista da felicidade. Por exemplo, fazer mais amigos, praticar atividades físicas, não ficar preso ao passado, fazer o que realmente ama, promover a inclusão social, estabelecer metas, desenvolver a gratidão, libertar-se da culpa e não dar tanta importância às coisas são maneiras de promover a superação das barreiras enfrentadas pelos estomizados levando-os a descobrir que é possível ter uma vida saudável. Essas são atitudes simples que auxiliam na construção da autoestima e oferecem uma sensação de plenitude evidente, reforçando a autoconfiança. Ao olharmos para o passado e aprendermos com sucessos e vitórias, estamos começando a construir um novo futuro repleto de possibilidades.

CAMILA MARQUES
Gerente de Produtos da divisão
Stoma Care na B. Braun Brasil
camila.marques@bbraun.com