Após sete meses atendendo somente quatro dias por semana devido à falta de enfermeiros e demais voluntários, a Associação Paranaense dos Ostomizados retomou, no dia 9 de abril, o atendimento também nas sextas-feiras.
A retomada foi possível graças à entrada do enfermeiro Ricardo Ianskoski, da Salts Healthcare – empresa fabricante de produtos para ostomia – no quadro de voluntários, bem como da secretária Ana Carolina Silveira, que passa a contribuir de forma remunerada com as atividades diárias da associação até que os voluntários temporariamente afastados (por integrarem grupos de risco) voltem às atividades normais.
Em decorrência da pandemia, em março de 2020 a APO suspendeu o funcionamento da sede e, consequentemente, o atendimento presencial de enfermagem. No dia 1º de setembro, depois de cinco meses de portas fechadas, as atividades foram retomadas, porém apenas de segunda a quinta-feira devido à falta de pessoal. “Agora, com mais pessoas na equipe, temos condições de oferecer novamente mais um dia de atendimento”, diz Luiza Helena Ferreira Silveira, presidente da APO. “Voltar a atender todos os dias da semana é fundamental. Estar com o quadro de enfermagem completo e com uma secretária que pode atender diariamente também. Muitos ostomizados acabavam vindo à associação e davam ‘com o nariz na porta’. Ainda estamos com o quadro de voluntários reduzido, mas o trabalho segue normalmente”.