Viver com ostomia: manter relações saudáveis é essencial para uma vida plena

Por: Silvia Moreira
Enfermeira estomaterapeuta da Convatec Brasil


Muitos de nós conhecem o processo de adaptação que uma pessoa com estomia percorre depois de passar por esse tipo de cirurgia. Mas apesar dos desafios totalmente individuais (já que cada pessoa tem sua história, suas percepções, suas dores e seus medos), nós também sabemos o poder que a troca de experiências tem de transformar vidas e facilitar essa caminhada aos novos ostomizados.

Dessa forma, destacamos a importância das nossas relações com outras pessoas, como os profissionais de saúde que nos acompanham, outros ostomizados, nossos familiares e amigos, assim como da relação com nós mesmos e com o planeta Terra.

Manter relações saudáveis em todos os aspectos é fundamental para viver uma vida com qualidade. Para a pessoa com estomia, a vida começa na relação saudável entre ela e seu equipamento coletor (bolsa). Desse modo, entre as necessidades essenciais para os ostomizados, podemos apontar a assistência à saúde integral e especializada que deve priorizar o processo de adaptação à nova condição de vida. Quando bem adaptada ao equipamento coletor, a pessoa com estomia evita problemas de pele, obtém maior segurança na utilização do produto e é incentivada ao retorno às atividades diárias, o que é essencial para encorajar o convívio social.

As pessoas em geral, com estomia ou não, precisam manter relações saudáveis para viver uma vida plena. O início dessa trajetória parte de nós mesmos, quando decidimos focar no cuidado com nosso corpo e nossa mente.

Veja sugestões para esse cuidado:

• Consumir alimentos que tragam benefícios: manter uma alimentação saudável e rica em nutrientes nos deixa mais fortes e dispostos.

• Praticar exercício físico (mesmo que seja apenas uma caminhada regular): isso regula os hormônios, ajuda a controlar ansiedade, o peso e doenças crônicas, como o Diabetes e pressão alta. 

• Realizar atividades que tragam prazer e satisfação: fazer trabalhos manuais, como artesanato, pintura ou crochê; cultivar plantas; cozinhar; participar de grupos de pessoas com algo em comum (igreja, associação, etc.) motiva e traz sentimento de satisfação.

• Evitar conflitos desnecessários: exigir nossos direitos é necessário, mas sempre com sabedoria, no momento certo e com as pessoas certas, que realmente possam ajudar de alguma forma.

• Tratar as pessoas com educação e transmitir amor e gratidão: recebemos o mesmo que entregamos. Pense nisso e trate o outro como gostaria de ser tratado.

• Cuidar da sua casa, do seu cantinho favorito: mantenha um ambiente limpo e iluminado. Isso trará alegria e vontade de dividir esses momentos felizes com aqueles que amamos.

Cuide de você e viva intensamente essa oportunidade de construir uma nova história. A vida é preciosa demais para perder tempo com coisas sem sentido. Passe a VIVER e não sobreviver. Você merece!

* Artigo publicado no jornal da Associação Paranaense dos Ostomizados