No dia 22 de maio, a presidente da APO, Katia Oliveira, participou de um encontro promovido pelo senador paranaense Sergio Moro (União Brasil) com instituições sem fins lucrativos que trabalham com pessoas com deficiência. O principal tema levado ao parlamentar pela representante da associação foi a falta de bolsas de ostomia, que tem sido uma realidade na capital paranaense e em outros locais do Brasil.
“Fiz um pedido para que a Portaria 400 [que trata da distribuição de equipamentos de ostomia pelo SUS] seja transformada em lei. Se isso acontecer, vai ser obrigatório que o poder público forneça as bolsas de ostomia. Nos casos de falta de bolsas, como o que está acontecendo agora em Curitiba, poderemos ir ao Ministério Público e exigir que a Prefeitura entregue as bolsas. Também falei para ele sobre a APO e a demanda de pessoas com ostomia, que tem crescido muito”, diz Katia.
No início de junho, assessores do senador foram à sede da associação para aprofundar sobre as demandas dos ostomizados a fim de elaborarem uma proposta legislativa para tornar o conteúdo da Portaria 400 uma lei nacional.