No dia 16 de novembro, data em que é comemorado o Dia Nacional do Ostomizados, a APO promoveu a tradicional ação de conscientização social a respeito da ostomia e de divulgação de suas atividades. A ação ocorreu em paralelo a movimentações em várias cidades do Brasil, motivadas principalmente pelas associações regionais de defesa dos direitos dos pacientes com ostomia, com o objetivo de contribuir para o crescimento do debate sobre o assunto em prol da melhora da qualidade de vida do paciente ostomizado.
Durante todo o dia associados e enfermeiros voluntários da associação, além de duas alunas de Medicina da Faculdade Pequeno Príncipe e a nutricionista Isabella Stoeterau, estiveram na região da Boca Maldita, próxima à praça Osório, conversando com a população.
“O que chamou muito minha atenção e também da nossa equipe de voluntários foi a aceitação das nossas abordagens e o interesse das pessoas em saber mais sobre o assunto. Percebo que a cada ano esse interesse aumenta e há uma sensação de que as pessoas estão com um nível de curiosidade um pouco maior sobre a ostomia”, observa a presidente da APO, Luiza Helena Ferreira Silveira.