10 dicas de resiliência para ostomizados

1) Dê a si mesmo um tempo para a adaptação. Toda mudança de estilo de vida exige tempo para se reorganizar.

2) Mantenha uma atitude de esperança realista. As mudanças são grandes, mas com o tempo a pessoa ostomizada vai encontrando estratégias cada vez melhores para lidar com a situação.

3) Ajude a família e amigos próximos a conhecerem mais sobre a realidade da pessoa ostomizada, de forma que eles também possam ajudá-lo quando necessário.

4) Aceite ajuda sem perder autonomia e privacidade. Você pode aceitar a ajuda e suporte emocional da família, ficando atento para continuar fazendo tudo o que você puder fazer sozinho, de modo a não se sentir dependente dos outros.

5) Utilize a espiritualidade a seu favor. A espiritualidade ou religiosidade também ajudam a enfrentar as mudanças de vida.

6) Busque informação e auxílio técnico dos profissionais que podem oferecer suporte à condição de ostomizado (enfermeiros, médicos, psicólogos).

7) Busque atividades prazerosas. Talvez algumas atividades que você gostava de fazer antes não sejam possíveis com a ostomia, mas com certeza você poderá descobrir novos prazeres.

8) Mantenha-se socialmente ativo. Você vai descobrir que a ostomia não o impede de sair, ter amigos, conhecer novas pessoas.

9) Cultive a afetividade na relação com as pessoas próximas.

10) Cultive a confiança em si mesmo e no que você é capaz de fazer. Encare a mudança como um desafio e você vai se surpreender com você mesmo!

Para saber mais sobre a resiliência do paciente ostomizados, clique AQUI!

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of