Como alimentar-se bem durante o verão

No verão, as perdas de líquidos e de sais minerais são maiores do que em outras estações do ano. Com isso, é importante dobrar a atenção quando o assunto é hidratação. O ideal é tomar entre oito e dez copos de líquidos ao dia, principalmente água, mas é possível associar esse consumo à ingestão de sucos de frutas e chá gelados. Quanto à hidratação, consumir frutas também é muito bem-vindo, principalmente aquelas que contêm bastante água em sua composição, como melancia, melão e abacaxi.

Nessa época, a alimentação deve ser variada, colorida e rica em alimentos naturais. Procure consumir alimentos mais leves, saudáveis e de fácil digestão, como carnes magras, legumes, saladas, frutas e sanduíches leves e reduza o consumo de frituras e alimentos gordurosos. Dê atenção especial ao consumo de verduras e legumes, que fornecem vitaminas e minerais importantes para o organismo. Consuma folhas verdes e legumes diariamente e, para temperar, utilize azeite, limão e vinagre, além de temperos naturais como manjericão, orégano, entre outros. Cuidado com maionese caseira e molhos prontos.

Ao preparar os alimentos que serão levados à praia ou à piscina, por exemplo, lembre-se de de colocá-los em uma bolsa ou sacola térmica com um pouco de gelo para que fiquem bem refrigerados. Aposte em frutas e, para os lanches, a melhor opção são os naturais, se possível sem adição de maionese e embutidos, como presuntos e salames.

As altas temperaturas podem provocar inibição da fome. Apesar disso, não fique muitas horas sem comer. Se possível, alimente-se a cada três horas, incluindo lanches nos intervalos das refeições principais.

Cuide também para que os alimentos estejam livres de contaminações. Para isso, é importante ter atenção à higiene e à qualidade dos alimentos, pois a alta temperatura facilita a proliferação de fungos e bactérias. Opte por alimentos sempre bem cozidos ou assados, principalmente carne, peixe e ovos. Atente-se também aos alimentos que, em sua preparação, contenham leite e ovos, assegurando-se que estejam adequadamente refrigerados. Selecione locais da sua confiança para consumir frutos do mar, sobretudo quando o consumo destes é cru.  Não consuma se tiver dúvidas quanto à sua conservação.

Colocando essas dicas em prática, você terá um verão muito mais saudável. E para quem ainda não tem bons hábitos alimentares, esse é um ótimo momento para começar e manter os hábitos durante todos os meses de 2020!

CAMILA POLAKOSWSKI
Nutricionista do Serviço de Cirurgia Abdominal – Hospital Erasto Gaertner