/Jornalistas recebem prêmio do Sindijor por projeto de comunicação para a APO

Jornalistas recebem prêmio do Sindijor por projeto de comunicação para a APO

Tomás Eon Barreiros (orientador), André Vinicius Bezerra e Gabriel Rodrigo
Sestrem (premiados) e Márcio de O. Rodrigues (presidente do Sindijor-PR)

No dia 12 de abril, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná entregou aos jornalistas Gabriel Rodrigo Sestrem e André Vinicius Bezerra o troféu relativo ao primeiro lugar na categoria “Projeto Jornalístico para Assessoria de Imprensa”, do 16º Prêmio Sangue Novo no Jornalismo Paranaense. O projeto teve como foco a elaboração de ações de mídia espontânea para a Associação Paranaense dos Ostomizados . A demora ocorreu por um erro cometido no processo de julgamento do concurso, realizado ano passado.

O projeto vencedor foi um disparo inicial dos trabalhos de comunicação por parte da APO. Em virtude da aplicação das ações nele propostas, a instituição teve significativo crescimento do conhecimento de suas atividades pelos paranaenses.

Segundo Bezerra, um dos objetivos do projeto foi aumentar a visibilidade da população ostomizada do Paraná. “Escolhemos a APO pelo fato de representarem os ostomizados. A ostomia é vista como uma espécie de deficiência, ora desconhecida, ora tratada com preconceito por muitas pessoas. Por isso, nos empenhamos em, por meio da comunicação, mostrar o trabalho da ONG em lutar pelos direitos dos ostomizados e desmistificar a ostomia”.  Para Sestrem, que é atual jornalista da APO, o trabalho significa um impulso nas ações de comunicação para o terceiro setor. “Acredito que é um grande passo para que outros profissionais se animem a elaborar trabalhos para instituições sociais, que fazem trabalhos muito importantes, mas, pelos poucos incentivos que recebem, veem suas atividades muito limitadas”.