/Delegados de conferência municipal aprovam por unanimidade propostas que ampliam os direitos dos ostomizados

Delegados de conferência municipal aprovam por unanimidade propostas que ampliam os direitos dos ostomizados

A participação da população ostomizada de Curitiba, representada pela presidente da Associação Paranaense dos Ostomizados, Luiza Helena Ferreira Silveira, na III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, não poderia ter sido melhor. Os delegados presentes aprovaram por unanimidade as duas propostas apresentadas.

No evento, ocorrido nos dias 22 e 23 de março em Curitiba, Luiza participou do eixo de Saúde da conferência, que teve como objetivo discutir as novas perspectivas e desafios na implementação da Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência. A primeira proposta apresentada visava reforçar as orientações a todas as equipes da rede básica de saúde sobre cuidados com os ostomizados, assim como verificar a possibilidade de um Centro Municipal de Urgência Médicas (Cemum).

A proposta também contemplava estabelecer locais de referência para os ostomizados, nas intercorrências nos finais de semana e feriados. A segunda proposta recomendava à Secretaria Municipal de Saúde um trabalho de divulgação junto aos hospitais de Curitiba e Região metropolitana, para que a pessoa ostomizada, no momento da alta, seja informada onde e como conseguir suas bolsas. Após a aprovação integral na conferência, as propostas seguirão para aprovação na Câmara Municipal de Curitiba afim de tornarem-se lei municipal.

Ao final do evento, Luiza também foi eleita delegada para representar os ostomizados do Paraná na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que ocorrerá na primeira quinzena de agosto.